Seja bem vindo(a)!!

Este blog é mais uma prova da força do reggae em Salvador e no mundo. Este humilde repórter vem através de mais esta ferramenta de comunicação, publicar tudo que puder para aumentar ainda mais o poder de expressão deste ritmo que se tornou um dos redutos de protestos sociais e estandartes da paz!

Até mais,
João "Jah-Ba" Barreto.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Jazz e Reggae se encontram com estilo em Salvador

*Para melhor proveito, sugiro ler a matéria acompanhada de áudio do vídeo abaixo*





A SURPRESA:
O Reggae invadiu o Jazz em Salvador, mais precisamente no Teatro ACBEU localizado no Corredor da Vitória. Vosso repórter foi surpreendido com a presença de Ricky Husbands (jamaicano, cantor de reggae) em participação especial no lançamento do disco de Mike Ellis, chamado Mike Ellis & Bahia Band composta por Marcio Tobias (B.A.) - alto saxophone, Gileno Santana - trompete, Mou Brasil - Guitarra, Munir Hossn - Guitarra, Marcos Sampaio - Baixo, Bira Reis Percussão, Andersosn Souza - percussão, Martinho da Cuica - percusão, Kinho Santos - percussão, Jorge Amorim - bateria (disco), Jorge Brasil - Bateria. Em duas sessões de aproximadamente uma hora cada, Mike Ellis mostrou toda uma mistura entre África, Europa, América do Norte e Brasil numa apresentação que constava com nada menos que 17 músicos no palco simultaneamente. Pode-se falar que a mistura não era apenas musical, já que a banda era formada por representantes do Brasil, Portugal e EUA, caracterizando todo o espetáculo de uma maneira bastante vivaz e autêntica.

HUSBANDS:
A participação de Husbands aconteceu na primeira sessão na música intitulada Bag´s Groove. Ele recheia a performance com free style, colocando "um algo mais" de reggae na composição de Milt Jackson. O título Bag´s Groove, vem do apelido de Milt que tinha grandes bolsas de gordura abaixo dos olhos e pode traduzido como “Balanço do Bolsa”. Essa seria também a primeira e única vez em que Miles Davis e o famoso contra baixista Thelonius Monk teriam gravado juntos. A interpretação da Mike Ellis & Bahia Band é notável, cheia de negritude esbanjada nos vocais de Husbands, com delays (ecos) característicos do dub e no balanço hora reggae, hora samba-reggae em cima de uma base jazz bastante densa.
Vale à pena conferir o trabalho realizado com muita pesquisa, que resgata pérolas do jazz com interpretações peculiares e bem adaptadas à nossa cultura.